quarta-feira, 26 de junho de 2013

Fazendo as malas - Parte 1

Espero que tenham notado a minha ausência e sentido a minha falta na última quinta-feira. Agenda mega lotada de compromissos nos últimos 10 dias... mas enfim, vamos matar a saudade, não é mesmo?!

E por falar em viagens e compromissos profissionais, aproveito a oportunidade para falar de um assunto que nunca é demais saber: fazer as malas. E depois da viagem passada, eu percebi que existe uma receita (FÁCIL) infalível (tome nota!):


  1. Liste seus compromissos (reuniões, passeios, jantares, etc);
  2. Consulte a previsão do tempo;
  3. Faça uma conta simples - número de compromissos e número de looks;
  4. Privilegie o conforto e roupas que amassem o mínimo possível;
  5. Escolha cores, estampas e modelagem neutras para favorecer a combinação entre as peças;
  6. Monte um kit básico com produtos de higiene e cuidados pessoais;
  7. Selecione um 'ritual' para fazer as malas que mais combine com você.
Vou citar meu exemplo para facilitar o entendimento da minha receita infalível, além de compartilhar com vocês o que deu errado na minha experiência para que vocês evitem repeti-lo. Vamos lá:


Compromissos: quatro cidades em três estados diferentes, sete reuniões em cinco dias e mais dois dias em treinamento. Cinco vôos. Saindo de São Paulo num domingo a tarde e retornando 10 dias depois, numa terça à noite. Ufaaaaa.... Eu pensei que era só isso. E errei. Eu esqueci do final de semana e que eu deveria sair para jantar após o expediente (nota mental - jantar também é um compromisso em viagens profissionais!). Consequências: faltou opções para os momentos de lazer   =/



Previsão do tempo: eu encarei um bom desafio nessa viagem - ir para o Paraná e Rio Grande do Sul com mínimas de 11ºC e Rio de Janeiro com 25ºC. Sendo assim, a mala continha de sobretudo a calça branca de linho. De bota de couro a sapatilhas e Havaianas. Eu vi que a previsão do tempo era de chuva na maioria dos dias. E eu caí na bobeira de achar o seguinte - como eu contaria com motorista à disposição na maior parte do tempo e também utilizaria táxi, eu logo pensei "Ah! Mesmo que chova dá pra usar sapato aberto...." (2 sapatilhas na mala).  E outra bobeira que eu dei foi a de não ter levado guarda-chuva ou capa de chuva... bobeira master...   =/

Uma boa dica é consultar o app WTF (Weather Travel Fashion), que já foi notícia aqui no blog. A versão grátis já vem com a coleção Basic Neutral e você pode comprar a Weekend Collection, a Streetewear Collection e a Basic Color (que é á coleção basicona, só que com peças coloridas - acho que esta não vale tanto a pena comprar).




Contabilizando: eu nem preciso dizer que meu jeans skinny, minha blusa branca de algodão e meu sneaker foram figurinhas bastante repetidas nos momentos de lazer. E eu também esqueci de levar cachecol e dei uma improvisada com um cardigan da Zara estrategicamente enroladinho para aquecer o colo e o pescoço lá no frio de Curitiba. Outro 'causo' foi o do scarpin de oncinha (ha ha ha ha ha). Sim, eu queria ficar gata, mas o tal do scarpin não combinaria com uma passagem pela área industrial antes de chegar à sala de reunião, também não combinaria com as calçadas do centro de Curitiba nos momentos de lazer no final de semana. Metrô no Rio de Janeiro associado com uma boa de uma caminhada... não combinou também. Conclusão: algumas peças não saíram da mala enquanto outras mal pararam dentro dela.

Blog Um ano sem Zara

Não aperta e não amassa: existem algumas premissas de conforto para seleção do que levar nas viagens - esqueça as peças novinhas em folha que você nunca tenha usado! Sapatos novos? Nem pensar!!! Roupas novas, idem. Ninguém quer ter na mala uma camisa que você não sabia que ia ficar desabotoando toda hora... uma calça que deixa um pedaço da calcinha à mostra quando você se senta....   =/

Blog Um ano sem Zara

Sobre amassados nas roupas - são inevitáveis. Por mais habilidosa que seja a pessoa em fazer malas o amassado vai aparecer. E isso incomoda algumas pessoas mais do que outras. Eu já li que deixar a roupa pendurada no banheiro para o vapor do seu banho desamassá-la funcionaria. Eu não senti tanta diferença fazendo isso com meu sobretudo. Tive de contar com a ajuda adicional do secador de cabelos. Deu uma boa melhorada. O amassado não desapareceu, mas ficou bem discreto. Ah, tem algumas peças que já tem um 'amassado natural', como o linho, por exemplo.

E esse é o conteúdo de hoje! Amanhã tem a Parte 2. Do's and Don'ts. Dicas infalíveis para a preparar a mala perfeita para viagens. 

Não perca!!!


;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário